Os três deputados estaduais de Santa Catarina pelo Progressistas - Altair Silva, Pepê Collaço e Zé Milton - participam nesta terça-feira (19), em Brasília (DF), da formalização da Federação União Progressista. Após os dois partidos promoverem reuniões separadas, foi realizada a primeira convenção oficial da UPb.
Também participam o senador Esperidião Amin, o deputado federal e presidente estadual do União Progressista Fábio Schiochet, o presidente do Progressistas em Santa Catarina Leodegar Tiskoski e várias lideranças nacionais.
A UPb é a maior força política do Congresso Nacional, que contará com 109 deputados federais e 15 senadores, 1,4 mil prefeitos e 12 mil vereadores em todo o país. “Agora é oficial, com as lideranças dos dois partidos trabalhando juntas. O grupo ganha muita força para as eleições do próximo ano e pode fazer a diferença de forma conjunta e com melhores resultados”, enfatiza o deputado Pepê Collaço.
O modelo de federações prevê que os partidos permaneçam no mesmo bloco por pelo menos quatro anos. Nacionalmente, A condução a UPb será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.