MENU

Sessão tem apelo para compra de equipamento para a UTI Neonatal do HRSJ

Redação
03/07/2025 11h56 - Atualizado há 14 horas
Sessão tem apelo para compra de equipamento para a UTI Neonatal do HRSJ
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Pedido para compra de CPAP de Bolhas é feito na Alesc

Integrante do PSD apelou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que compre equipamento para a UTI Neonatal do Hospital Homero de Miranda Gomes, mais conhecido como Hospital Regional de São José (HRSJ). O pedido foi feito na sessão de quarta-feira (2), da Alesc.

“Faço um apelo respeitoso, porém direto ao secretário Diogo para a aquisição do CPAP de Bolhas Neonatal, que custa cerca de R$ 32 mil, mas tem um impacto imensurável, é um dispositivo de respiração não invasivo, que em muitos casos evita a intubação em recém nascidos, crianças que cabem na palma da mão”, justificou Mário Motta (PSD).

Segundo o representante de Florianópolis, está prevista para 2025 a compra de cinco unidades da referida máquina de respiração.

“Por que ainda não temos um procedimento licitatório em curso? É uma demanda clara e urgente. Os primeiros pedidos datam de 2022 e desde então essa necessidade segue sendo analisada e adiada”, informou Motta.

O deputado ainda relatou que dos 20 leitos da UTI Neonatal do HRSJ, somente 17 estão em operação, uma vez que três deles seguem inativos pela falta de ventiladores pulmonares e de pessoal de enfermagem.

Crítica ao presidente Lula é feita em plenário

Jessé Lopes (PL) criticou o presidente Lula por ter chamado o ex-presidente Jair Bolsonaro de “frouxo por pedir anistia antes de ser julgado” e classificou o atual Chefe do Executivo de “homem corajoso”.

“A pérola que fala o Lula: ‘quem não tem coragem, não devia fazer bobagem’. O senhor Lula é muito corajoso, o senhor é o homem mais corajoso do mundo de tanta bobagem que fez”, ironizou Jessé.

Estradas rurais são destaque em fala sobre programa estadual

Sargento Lima (PL) elogiou a gestão do governador Jorginho Mello, ressaltou a boa relação entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e destacou ações futuras do governo, como a extensão de benefícios fiscais e o programa Estrada Boa Rural.

Lima lembrou da importância das estradas vicinais, comparou os produtores rurais a empreendedores urbanos e citou o caso da Região Serrana, a maior em território e, portanto, com centenas de quilômetros de estradas rurais de chão batido.

O deputado alertou os prefeitos e sugeriu que os municípios acessem o novo programa de pavimentação asfáltica do governo catarinense.


Notícias Relacionadas »