MENU

Saúde, respeito e inclusão centram debate do Seminário Estadual de Prevenção e Saúde das Apaes

Encontro reuniu representantes das 198 Apaes de SC e reforçou importância da prevenção e da inclusão

Redação
27/08/2025 12h14 - Atualizado há 18 horas
Saúde, respeito e inclusão centram debate do Seminário Estadual de Prevenção e Saúde das Apaes
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Seminário reforça valorização e inclusão
O tema "Saúde, respeito e inclusão: todas as pessoas merecem ser valorizadas em sua trajetória" centrou o debate na manhã desta quarta-feira (27), durante a 7ª edição do Seminário Estadual de Prevenção e Saúde, promovido pelo Parlamento catarinense em parceria com a Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC).

Evento reúne rede de apoio e especialistas
Liderada pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por proposição do seu presidente, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), com a colaboração da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a iniciativa reuniu representantes das 198 Apaes do Estado, especialistas da área da saúde, pacientes e familiares no Auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde.

De acordo com a Feapaes-SC, as 198 instituições assistem em Santa Catarina cerca de 33 mil alunos por ano com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do Espectro Autista (TEA).

Parlamentares destacam impacto do evento
A solenidade de abertura contou com a presença do deputado José Milton Scheffer (PP), que representou a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência; do deputado Rodrigo Minotto (PDT); da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FEEC), Jeane Rauh Probst Leite; da vice-presidente da Feapaes-SC, Janice Krasniak, e demais representantes da entidade.

Em um vídeo, o deputado Dr. Vicente Caropreso destacou a importância do encontro, que para ele simboliza a força do movimento apaeano. “Esse encontro busca fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e à promoção da saúde para todas as pessoas. Um encontro que incita ao diálogo, à troca de experiências para a promoção da saúde, respeito e inclusão”, pontuou.

Inclusão, saúde e educação como pilares sociais
O deputado José Milton Scheffer reforçou que o evento é um grande movimento em prol das Apaes e da inclusão. “Esse é o objetivo desse seminário: ouvir as pessoas, debater os projetos e compartilhar experiências. A presença de todos vocês faz todo o sentido, pois mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Para ele, a busca por um mundo justo passa por inclusão, saúde e educação. “A Apae é um grande exército de pessoas voluntárias. Quanto mais informação, conhecimento e debate, mais Santa Catarina será um estado inclusivo.” O parlamentar ainda destacou que o Parlamento tem um grande número de deputados que defendem a inclusão. “Mas o movimento apaeano é fundamental nessa caminhada.”

Palavras atestadas pelo deputado Rodrigo Minotto, que enfatizou que o propósito desse evento é fortalecer e reafirmar a missão das Apaes. “Para promover a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência amplia impacto
O evento ganha peso simbólico por ser promovido durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o que amplia sua visibilidade e impacto, incitando a reflexão sobre os direitos, os desafios e as potencialidades dessa população, que não é mais invisível aos olhos da sociedade, mas que precisa avançar em políticas públicas efetivas.

“É um encontro que se configura como uma ação estratégica para o fortalecimento das políticas de prevenção, promoção de saúde e inclusão social”, reiterou a vice-presidente da Feapaes-SC, Janice Krasniak, pontuando que será um debate para a reflexão e ação.

A presidente da FEEC, Jeane Rauh Probst Leite, destacou a importância das ações da Apae, como o Programa Prevenir. “São iniciativas que servem de alerta para a sociedade. E esse evento vai propor novas ações”, avaliou.

Programa Prevenir é destaque na programação
O fisioterapeuta Jean Marcos Baumer inaugurou a agenda de trabalhos ao tratar do tema “Contextualizando o Programa Prevenir e Relatos de Experiências”, na manhã desta quarta-feira.

Com formação em equoterapia pela Ande Brasil e em Pediasuit protocol, o especialista destacou a importância do Programa Prevenir, que visa incentivar e expandir ações de prevenção de deficiências por meio de informações e atividades educativas para a comunidade, como palestras, teatro e mídias digitais.

Ele informou que, desde 2021, o programa busca, por meio da prevenção primária e intervenção precoce, diminuir os índices de deficiências, como as intelectuais, protegendo crianças em risco e promovendo a inclusão social. Dados da OMS indicam que cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas com medidas simples. “A prevenção sempre é o melhor caminho.”

Programação segue com foco em saúde e protagonismo
O evento, que segue durante todo o dia, destaca temas como o protagonismo da pessoa com deficiência nas áreas de saúde e educação.

Agenda:

13:00 - 14:00

Palestra: Protagonismo da Pessoa com Deficiência

Isabelli Macedo de Ávila 

14:00 - 15:00

Palestra: Promovendo saúde, inclusão e dignidade em todas as dimensões da vida.

Felipe Kalil Neto 

15:00 - 17:00

Palestra: Educar, valorizar e promover ações educativas no contexto da educação inclusiva.

José Antonio Matiolla 

17:00 - 17:00

Encerramento


Notícias Relacionadas »